top of page
Banner 3 Pé.png

BUSQUE POR TÍTULO

Sobre o projeto
Imagem7.png

SOBRE O PROJETO

O projeto cultural “Pé-de-Meia: economia que se aprende criando” visa estimular criações artísticas multiárea, abordando conceitos de educação financeira a partir de diferentes manifestações culturais: literatura, música e artes, em linguagem acessível aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Entregará ao público alvo uma coleção seriada composta por 3 livros ilustrados; realização de oficinas de música;  realização de oficinas de ilustração.  As produções artísticas e musicais resultantes das oficinas serão reunidas em arquivo audiovisual. Este material permanecerá disponível e acessível para toda a comunidade no portal e redes sociais do projeto. Aos professores será destinada oficina de sensibilização criativa, para que participem como mediadores do projeto.

Hoje, educação financeira é pauta do plano pedagógico das escolas e direito das crianças e dos jovens.

Muito material vem sendo desenvolvido para atender a esta demanda. A maioria desses materiais estão divididos em dois públicos: primeira infância e adolescência.

Porém, é na pré-adolescência que se começa a ter mais contato com o dinheiro, querer comprar bens materiais, ganhar mesada... Mas ainda há carência de material que se comunique com este público específico.

Com este projeto vamos conversar com o público infantojuvenil, a partir de conceitos abordados em linguagem próxima ao universo pré-adolescente, fase em que se recomenda estimular a autonomia com o uso do dinheiro. Oportunizaremos situações que possibilitem o desenvolvimento de competências visando contribuir para a formação de uma sociedade com hábitos de consumo mais responsáveis e seguros!

Imagem8.png

CURIOSIDADE

Em 2010 foi instituída no Brasil a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), com o objetivo de promover ações de educação financeira no Brasil. Ainda assim, em 2015, no Programa Internacional de Avaliação de estudantes (PISA), o Brasil ficou em último lugar no quesito “competência financeira” em comparação com outros 14 países.

 

Em 2020 a educação financeira passou a ser um direito dos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em 2024 entra em vigor a Resolução nº 8 do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetário Nacional estabelece que instituições financeiras e demais entidades autorizadas pelo BC devem promover a educação financeira entre seus clientes.

Livro
identidade COLEÇÃO pé de meia BRANCO S FUNDO $.png

SINOPSE

Léo e Lana são irmãos gêmeos que, com a chegada à adolescência, percebem que precisam de dinheiro para quase tudo. Determinados a desvendar como funciona o mundo que os adultos inventaram, principalmente no que diz respeito ao dinheiro, passam a investigar como as pessoas que conhecem conseguem ter dinheiro e como definem onde usar o dinheiro. De uma forma descontraída, os adolescentes investigam a trajetória da humanidade na construção da ideia de valor e, com as descobertas, passam a planejar seus próprios passos percebendo que dinheiro é meio e não fim.

VOLUME 01 - Histórias que mudam o mundo

Cansados de ouvir “Pensa que o dinheiro nasce em árvore?” ou “Vocês só querem gastar e vão acabar enfiando os pés pelas mãos!", os protagonistas usam divertidas estratégias para desvendar o caminho trilhado pela humanidade até chegarmos no uso do dinheiro como conhecemos atualmente. Desde o escambo praticado pelos primeiros núcleos humanos, passando pelo uso de metais, a criação de moedas e cédulas, até o dinheiro eletrônico e, mais recentemente, o dinheiro digital, as personagens ficam intrigadas com alguns desafios futuros.

apenas capa o milagre que não existe livro 2.jpg

VOLUME 02 - O Milagre que não existe

Os protagonistas da história recebem um convite para o aniversário de um colega e dão-se conta de que precisam de dinheiro para quase tudo no mundo que os adultos inventaram. São estimulados pelos pais a investigar o que não se pode comprar com dinheiro e, por outro lado, como as pessoas conseguem dinheiro, como economizam e como planejam seus gastos. É no desenrolar da história que Léo e Lana descobrem que não ter dinheiro e ter muitas ideias para gastar é um grande problema que eles precisam pensar em como resolver, pois têm milagres que não existem.

apenas capa corre que e cilada livro 3 a.jpg

VOLUME 03 - Corre, é cilada!

 Os irmãos seguem curiosos e a curiosidade, que lhes é característica, os conduz por descobertas que vão desde hábitos que são super saudáveis como sonhar, planejar e realizar e outros que são verdadeiras ciladas. Os protagonistas deparam-se com situações onde têm que definir prioridades, avaliando o que é desejo e o que é necessidade; deparam-se, também, com situações de desgaste nos relacionamentos familiares, resultante da dependência financeira. Por fim, é chegada a hora de fazer escolhas e saber que, na maioria da vezes, as respostas não estão em planilhas, mas em como se comportam diante do dinheiro.

PREPARE-SE!

ESTA COLEÇÃO É FIEL AO SEU TÍTULO!

Prepare-se! Esta coleção é fiel ao seu título! Primeiro, porque são histórias que provocam descobertas, estimulam a criatividade e a imaginação. Segundo, porque exemplifica o quanto as escolhas diárias guiam nossa vida, guiando também a trajetória da humanidade. Sem dúvida, uma coleção fundamental para aqueles que estejam desvendando caminhos a seguir a partir do modo como o mundo trata o uso do dinheiro.

O projeto gráfico tem como inspiração estética a coleção traduzida do inglês denominada “Diário de um Banana” e a produção portuguesa intitulada “O Estranhão”. A escolha destas referências se dá em função das mesmas constituírem-se como obras seriadas, com grande aceitação pelo público-alvo do projeto. Dessa forma, pretende-se atrair o interesse dos leitores para a obra, a fim de que, enquanto fruem do texto literário, também imerjam no tema proposto e possam desenvolver novos aprendizados.

Equipe

QUEM FAZ O PÉ-DE-MEIA

_DSC0503.jpg

Vivi Costa

Escritora

WhatsApp Image 2024-06-27 at 08.28.41.jpeg

Lu Folchini

Produtora Cultural

Especialista em Educação (UCS/RS), Políticas Públicas (UnB) e Literatura Infantil e Juvenil (UCAM/RJ).  Professora alfabetizadora rede pública de educação e como docente em cursos de pós-graduação no município de Caxias do Sul/RS por 30 anos. Possui 9 livros infantis publicados.

Doutora em Administração e Psicologia. Atua na produção de projetos culturais desde 2014.  Em projetos públicos e privados apoiados em editais de fomento. Responsável pela gestão de mais de R$1,5 milhão em projetos culturais incentivados já realizados.

Coordenadora editorial e produtora cultural das 2 edições do projeto Literário “Livro que te quero ao vivo”; Mostra Cinescola; A Magia do Livro #naestrada; Ecomigo Econtigo – educação ambiental e do filme “PRIMUM: O grande livro mágico”.Proprietária da LFC Cultural.

a98cc8fe-85a5-42df-abaa-d82c5559ed0c.png

Gio&Doug

Ilustrações

cibeleb2.jpg

Cibele Tedesco

Produtora Musical

Preto.png

Foco Produções

Produtora Audiovisual

Projeto Gráfico, ilustrações e identidade visual dos livros e do projeto. Formados em Educação Artística, desenhistas, fotógrafos, escultores e pesquisadores. Atuam como ilustradores e artistas plásticos desde 2002. Escritores e ilustradores de diversos livros infantis autorais, além de ilustrarem livros e obras de outros escritores em Caxias do Sul e Região. Participam de feiras do livro, teatro e capacitações, como protagonistas.

É cantora, regente coral, educadora musical e diretora de arte. Tem Pós–Graduação em Música (FACIBA), Corpo e Cultura - Ensino e Criação (UCS) e graduação em Licenciatura plena em Educação Física (IPA). Estudou Piano, Teoria, Solfejo e História da Música (IMVerdi-POA). Musicista, toca violão, piano e flauta transversa. Dirigiu mais de 10 espetáculos envolvendo vários grupos artísticos da região da Serra Gaúcha. Atualmente é regente de 06 grupos vocais

Uma produtora inovadora com o compromisso de impactar indivíduos, organizações e comunidades através da arte e cultura. Especializada há mais de 12 anos em setor cinematográfico, marketing empresarial, publicidade e animação com abrangência nacional e internacional.

Site-Rouanet-pedemeia
site-REALIZAÇÃO-pedemeia
site-Patrocínio-pedemeia
bottom of page