SOBRE O PROJETO
O projeto cultural “Um passeio de Fubica” visa adaptar a obra literária “A Fubica do Nono Felice” para apresentação cênico-musical – com a criação de roteiro, figurinos e cenários, bem como da parte musical. Com texto bilingue, valoriza o Talian e diverte crianças e adultos, resgatando memórias afetivas de sua infância.
Enquanto a história vai sendo contada e cantada, com ajuda da plateia, os atores vão desenvolvendo a encenação e construindo a Fubica do Nono Felice no palco.
Além da montagem da obra cênica, o projeto contempla apresentações gratuitas para alunos das escolas públicas e idosos beneficiários de programas de convivência e fortalecimento de vínculos. As apresentações acontecem nas cidades selecionadas e teremos 400 livros sorteados para os espectadores do espetáculo.
CONHEÇA O LIVRO
O nono dessa história morava lá no Prado. Felice tinha um sonho desde sempre e, para realizá-lo, juntou peças, parafusos e manivelas. A vizinhança espiava curiosa toda aquela movimentação, mas eu posso lhes contar que, a cada dia, um pouco mais a Fubica ganhou forma. Havia quem admirasse e também quem duvidasse! Porém, não faltava diversão sempre que - ... morro acima... morro abaixo... - se escutava o ronco da Fubica.
ANIMAÇÃO GRÁFICA
A obra cênico-musical é inspirada no livro: “A Fubica do Nono Felice”, escrito por Vivi Costa e ilustrado por Gio e Doug.
Além de partituras musicais elaboradas a partir de ritmos da região sul do Brasil, também é possível acessar a versão com animação gráfica através de um QR Code presente na obra, tanto narrado em Português, quanto em Talian.
Mantendo a ideia original do texto narrativo, a obra cênico-musical, além de divertir, pretende valorizar a história dos primeiros descendentes de imigrantes italianos, o patrimônio cultural, a convivência intergeracional e promover a diversidade linguística, já que o envolvimento das musicistas nas apresentações possibilitará que os diálogos e as músicas intercalem o Português e o Talian, permitindo a compreensão de todos os espectadores.
CURIOSIDADE
E por que o Talian? Estima-se que, aproximadamente, 500 mil pessoas falam o Talian no Brasil, sendo esta língua reconhecida como parte do patrimônio cultural imaterial brasileiro. Alguns municípios decretaram o Talian como língua cooficial à língua Portuguesa e o cultuam cotidianamente.
Obra premiada
O texto narrativo, lançado em 2021 pela editora Elos do Conto – edição e arte, foi reconhecido, na 16ªedição do Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, concedido pela ABIGRAF-RS, como vencedor na categoria Livros Infanto-Juvenis.
A Fubica existiu mesmo, sabia?
Essa é uma história baseada em fatos reais, contada de forma lúdica e divertida.
A História de um Nono e um sonho, que animou uma comunidade todinha lá pelos anos 60.
quem DIRIGE A FUBICA
Vivi Costa
Escritora
Lu Folchini
Produtora Cultural
Especialista em Educação (UCS/RS), Políticas Públicas (UnB) e Literatura Infantil e Juvenil (UCAM/RJ). Professora alfabetizadora rede pública de educação e como docente em cursos de pós-graduação no município de Caxias do Sul/RS por 30 anos. Possui 9 livros infantis publicados.
Doutora em Administração e Psicologia. Atua na produção de projetos culturais desde 2014. Em projetos públicos e privados apoiados em editais de fomento. Responsável pela gestão de mais de R$1,5 milhão em projetos culturais incentivados já realizados.
Coordenadora editorial e produtora cultural das 2 edições do projeto Literário “Livro que te quero ao vivo”; Mostra Cinescola; A Magia do Livro #naestrada; Ecomigo Econtigo – educação ambiental e do filme “PRIMUM: O grande livro mágico”.Proprietária da LFC Cultural.
Gio&Doug
Ilustrações
Cibele Tedesco
Produtora Musical
Tem gente Teatrando
Produtora Teatral
Projeto Gráfico, ilustrações e identidade visual dos livros e do projeto. Formados em Educação Artística, desenhistas, fotógrafos, escultores e pesquisadores. Atuam como ilustradores e artistas plásticos desde 2002. Escritores e ilustradores de diversos livros infantis autorais, além de ilustrarem livros e obras de outros escritores em Caxias do Sul e Região. Participam de feiras do livro, teatro e capacitações, como protagonistas.
É cantora, regente coral, educadora musical e diretora de arte. Tem Pós–Graduação em Música (FACIBA), Corpo e Cultura - Ensino e Criação (UCS) e graduação em Licenciatura plena em Educação Física (IPA). Estudou Piano, Teoria, Solfejo e História da Música (IMVerdi-POA). Musicista, toca violão, piano e flauta transversa. Dirigiu mais de 10 espetáculos envolvendo vários grupos artísticos da região da Serra Gaúcha. Atualmente é regente de 06 grupos vocais
Produtora teatral dirigida pela Zica Stockmans. A Companhia Tem Gente Teatrando iniciou seus trabalhos em 1989, sob a coordenação da atriz e diretora ZicaStockmans. Nestes quase 30 anos, a Tem Gente Teatrando circulou com espetáculos teatrais por todo o país,participando de importantes festivais de Artes Cênicas. Entre eles: Caxias em Cena, Festival do MERCOSUL, RioGrande no Palco, Palco Giratório, Porto Verão Alegre, Porto Alegre em Cena, Teatro a Mil- Sesc, entre outros.