capa%20site_edited.jpg
Livro qtq ao Vivo - Logo principal ofici

Um projeto para aproximar e incentivar a leitura, a diversidade cultural  e o interesse pelo teatro, na escola e em casa.

 
fundo_japão_site.jpg

conheça o projeto

Todas as atividades são gratuitas, milhares de livros estão sendo distribuídos e dezenas de apresentações teatrais e atividades literárias são realizadas em diversos municípios.
O projeto Livro Que Te Quero ao Vivo prevê a edição, audiodescrição e distribuição da série literária "PRIMUM - O PRIMEIRO LIVRO DO MUNDO", composta por 8 livros infantis, acompanhada de um encarte pedagógico com sugestões e atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas em sala de aula a partir dos livros. Também faz parte do projeto, a apresentação do espetáculo teatral A Magia do Livro, disponível às crianças, cujo roteiro e personagens inspiraram a criação da série literária.
Aos professores são oferecidas oficinas sobre produção literária e o desempenho de seu papel como incentivador da leitura e da diversidade cultural.
A partir das histórias, professores e alunos são convidados a desenvolverem atividades artísticas que serão apresentadas à comunidade escolar e prestigiadas pela equipe do projeto: escritora, ilustrador e personagens. 

objetivo

Um projeto para aproximar e incentivar a leitura, a diversidade cultural e o interesse pelo teatro, na escola e em casa.
Municípios contemplados:
1ª Edição (2020/2021): Caxias do Sul (RS) e Santa Rosa (RS).  Além destes municípios, os livros também serão entregues para escolas públicas de outros 13 municípios da Serra Gaúcha.   
2ª Edição (2022): Carlos Barbosa (RS), Garibaldi (RS), Bento Gonçalves (RS), Farroupilha (RS), Caxias do Sul (RS), Nova Petrópolis (RS), Rio Grande (RS) e Santo Ângelo (RS).

público alvo

Alunos, professores, educadores e todos aqueles que se interessam pela literatura infanto-juvenil. 

Nos municípios contemplados, escolas públicas – municipais e estaduais – que possuem ensino fundamental, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Instituições Sociais vinculadas à Fundação de Assistência Social (FAS) receberão livros e poderão participar das atividades literárias realizadas pelo projeto.  
Quer levar este projeto para sua cidade ou sua escola? 
Faz contato conosoco!
 

A SÉRIE LITERÁRIA

A história começa no Reino de Castrum, morada dos feiticeiros Carmina e Magnus. Eles deveriam usar seus poderes para cuidar do livro PRIMUM, o grande livro mágico, que guarda toda sabedoria e conhecimento do mundo. Porém uma disputa de feitiços pela posse do livro acabou o destruindo. Seus pedaços entraram em um portal e se espalharam pelo planeta Terra. Os feiticeiros foram convocados para um encontro com a Deusa Minerva e sua fiel mascote, a Coruja Tagarela. A partir daí, Carmina e Magnus perdem seus poderes e iniciam uma aventura cheia de encantos, feitiços e magia, para encontrar as partes do livro que foram espalhadas no mundo real. Eles deverão contar com a sabedoria dos amigos que fizerem pelo caminho e cuidar para não caírem nas armadilhas de Málik, o mago dos ventos e tempestades.
A série é um convite para viajar pelos 5 continentes, conhecer culturas distintas e valorizar a importância dos livros e das amizades.
Embarque nesta aventura com os 8 títulos da série literária: PRIMUM - O PRIMEIRO LIVRO DO MUNDO!

PRIMUM – Na Trilha de Noel

No Japão uma imensa cratera se abriu diante de Carmina, Magnus e Legere. Em queda livre, uma bifurcação no túnel separa os personagens. Os feiticeiros dão por si com os pés enterrados na neve. Ali são acolhidos por Yura – uma menina do povo INUK – que lhes resgata com um trenó, fornece agasalhos próprios para enfrentar as baixas temperaturas. Enquanto Carmina e Magnus conhecem a Groenlândia, Legere vai parar na Lapônia e faz amizade com – nada mais, nada menos – que a Família Noel. Ali mais magia, mais fantasia e mais sabedoria para encontrar a parte do livro e não permitir que o Mago dos Ventos lhes atrapalhe a missão. Aproveite a leitura para descobrir mais sobre como vivem os povos que habitam as frias terras do Polo Norte e tente descobrir para onde os personagens serão enviados na próxima etapa desta aventura na Terra!

PRIMUM – O Misterioso Boomerang

Para atravessar o mar imenso, o feiticeiro Magnus lança mão de seus conhecimentos sobre navegação submarina. Acompanhado pela feiticeira Carmina e por Legere, contornam o Cabo da Boa Esperança, apreciam a Grande Barreira de Corais e admiram as criaturas que povoam as profundezas do oceano. Analisando cartas náuticas e correntes marítimas, chegam à Austrália. Logo na chegada deparam-se com um representante dos povos originários daquele continente – um aborígene. Porém, o que nem Legere, nem os feiticeiros sabiam é que Málik – O Mago dos Ventos – detectou o sonar do submarino, descobriu a rota de navegação e já estava à espreita em terra firme. A fúria de Málik, ao ser reconhecido, provocou um maremoto. Foi no momento que conseguiram se proteger das ondas gigantes e dos ventos fortes que um objeto voador surpreendeu a todos: um boomerang, que misteriosamente aparece e desaparece. Mas a aventura não para por aí. Atravessam um campo de girassóis, ajudam a combater um incêndio florestal, auxiliam no salvamento de animais silvestres até chegar no destino final. Vamos lá! Aproveite a leitura e divirta-se na viagem!

PRIMUM – Aventuras na Cidade Luz

De volta ao mar, os feiticeiros do Reino de Castrum contam com a ajuda de Leonardo Da Vinci. Este gênio da humanidade testa um de seus inventos e auxilia os personagens a chegarem ao seu novo destino. A aventura segue por um território de muitas flores, muitas cores, aromas e arte por todo lado. Legere está ansioso pois uma surpresa o aguarda pelo caminho, mas não são as lâmpadas da Cidade Luz. Além da boa surpresa que Legere descobrirá, o Mago dos Ventos anda à espreita para impedir que os feiticeiros Carmina e Magnus cumpram sua missão de resgatar os fragmentos do livro PRIMUM. Então, surpresas nem sempre tão agradáveis lhes esperam pelo caminho. Inesperadamente, uma tempestade os atinge e, precisando buscar proteção, adentram um famoso museu que os protege. É diante de uma obra de arte que a magia acontece, auxiliando os feiticeiros a desvendar todo o mistério. Mais curioso ainda é saber quem os ajudará a seguir a aventura pela Terra.

PRIMUM - As Buscas no Brasil

Carmina e Magnus, dois feiticeiros do reino de Castrum eram os guardiões de PRIMUM – o primeiro livro do mundo. Um livro muito poderoso que guarda todas as histórias do mundo e pode transformar sonhos em realidade. Por ambição, os feiticeiros travam uma batalha épica e atingem o livro mágico. Os pedaços se espalham pelo mundo. Após a repreensão da Deusa Minerva pelo que fizeram, os personagens são teletransportados para o planeta Terra. A primeira aventura acontece em solo brasileiro. Os feiticeiros percorrem o território de norte a sul, sempre sob os olhos atentos da Coruja Tagarela, para que Málik não os atrapalhe em suas buscas pelo fragmento do livro. Foi preciso conhecer a história, lendas e culturas brasileiras até descobrirem onde estaria o fragmento perdido. A Coruja Tagarela teve trabalho para resgatar os feiticeiros das trapalhadas em que eles se meteram. Precisaram da ajuda de novos amigos para escapar das perseguições de Málik. Mas… Em um país tão grande, onde estaria o tão procurado fragmento perdido? 

PRIMUM – Em Terra de Samurais

Os feiticeiros seguem viagem em busca dos fragmentos do livro PRIMUM. Nesta aventura eles vão parar no Japão onde aprendem sobre algumas tradições orientais. Acompanhados por Legere e pela Coruja Tagarela, Carmina e Magnus seguem na sua missão de resgatar as partes do livro e escapar das malvadezas de Málik que os persegue. Eles precisam chegar ao Torii – o portal sagrado, no caminho se deparam com um grande festival que homenageia a Deusa do Sol. Para continuar sua busca devem decifrar uma mensagem em Kanji e encontrar o templo do Samurai. O Mago dos Ventos, claro, vai cruzar o caminho dos personagens que precisarão da ajuda de novos amigos para cumprirem sua missão. O que será que Málik aprontou dessa vez? Aproveite a leitura e descubra o que os personagens aprenderam no Japão, como conseguiram escapar de Málik e adivinhe onde será a próxima aventura!

PRIMUM – E a Máscara Colorida

Reunidos novamente, Carmina, Magnus e Legere chegam a um país de natureza exuberante, rico em histórias, tradições, cheio de cores e significados. Eles estão em Angola e conhecem a pesquisadora Luena, que os acompanha nesta história. Junto com a pesquisadora percorrem a cidade de Lobito e adentram na floresta, onde algo muito estranho acontece. No retorno, abrigam-se na universidade onde a pesquisadora faz seus estudos e, ao avistar uma parede cheia de máscaras africanas, entendem que cada máscara tem um significado diferente. Mas é ao colocar sob o seu rosto a máscara mais colorida de todas, que Carmina vive a maior de todas as aventuras junto com a rainha NZINGA, que reinava há muito tempo atrás. Encontrar a parte do livro não será nada fácil desta vez, pois Málik não pretende facilitar a vida dos feiticeiros e muda seus métodos para não ser descoberto. Aproveite a leitura para aprender mais sobre este país africano, sua história, cultura e tradições. Descubra qual foi o método usado por Málik e tente adivinhar onde será que a história vai continuar.

PRIMUM – Magia no Mundo Etéreo

De país em país, Carmina e Magnus recuperaram quase todas as partes do livro PRIMUM. Sentiam-se felizes e aliviados, afinal viveram grandes aventuras no planeta Terra. Conheceram lugares quentes, lugares frios, lugares ensolarados e também sombrios. Superaram os desafios de longas viagens e as perigosas trapaças do Mago dos Ventos. Encontraram pessoas bem diferentes e aprenderam sobre ser solidário e trabalhar conjuntamente. Tão logo concluíram seu agradecimento aos moradores do deserto, foram envolvidos por um filete de luz que trouxe parte de seus poderes de volta. Com as varinhas mágicas em suas mãos, já era hora de voltar ao reino de Castrum e recuperar o seu posto de guardiões do grande livro da sabedoria. Pensavam eles ter reparado o seu erro afinal. Ops! Mas ... e a última parte?!  Conseguiram resgatar? É o que vamos descobrir.

PRIMUM – Resgate no Deserto

Vovó Cathi, seu neto Kassen e sua neta Raya são de uma tribo nômade que vive no deserto. Certa noite, vovó conta-lhes, em segredo, que foi designada pela Deusa Minerva a tomar conta de um tesouro da sabedoria e aguarda um emissário para entregá-lo. Em caravana até um oásis, vovó percebe algo muito estranho: um rastro de luz aparece toda vez que o seu baú de tesouros é mencionado. Por precaução Vovó Cathi toma todos os cuidados possíveis para não o perder de vista.  Mas Málik, o Mago dos Ventos, está determinado e pretende interceptar a parte do livro PRIMUM antes que os feiticeiros Carmina e Magnus a encontrem. Coruja Tagarela é a responsável por apresentar os feiticeiros à vovó e aos seus netos. Quando conseguem localizar o fragmento do livro, uma desagradável surpresa acontece, então eles sentem falta de Legere, que ficou lá na Cidade Luz. Mas, nem tudo está perdido...

Fique por dentro das novidades

personagens

Carmina.png

Carmina

De família humilde, foi criada somente pela avó após o sumiço misterioso dos pais, no Castelo de Castrum. Ela é uma menina meiga, mas ao mesmo tempo guerreira e com grandes responsabilidades. Ela não tem frescura e possui grande beleza interior e exterior que chamam a atenção de todos.

Coruja Tagarela

Mascote da Deusa Minerva, é ela a responsável por acompanhar Carmina e Magnus nas buscas pelos fragmentos de PRIMUM. Sempre atenta, a Coruja Tagarela tem a sabedoria necessária para guiá-los aos destinos certos.

Magnus

Ele vem de família nobre. Seu pai se tornou arquiduque do Reino de Castrum, por ser um dos magos mais poderosos já existentes. Magnus é um menino um pouco mimado e convencido, ao mesmo tempo, que é atrapalhado e bem pouco criativo. Puro e sem maldade, está sempre tentando impressionar Carmina, mas seus feitiços fracassam com frequência.

Málik

Mago dos Ventos e vilão da história, Málik provoca ventanias para atrapalhar Carmina e Magnus na busca pelo livro PRIMUM, pois o quer para si, para deter toda sabedoria e conhecimento do mundo.

Deusa Minerva

Deusa da Sabedoria, é ela quem designou Carmina e Magnus a recuperarem os fragmentos do grande livro mágico e corrigirem a trapalhada que fizeram. Está de olho em tudo o que acontece e tem seus meios de manter os feiticeiros de Castrum em segurança, mesmo que eles estejam sem seus poderes.

Legere

É espião do Reino de Castrum há um bom tempo e se torna amigo de Carmina e Magnus após salvá-los de uma emboscada. Embora não pertença à linhagem de feiticeiros, Legere cultiva feijões mágicos que podem transformar qualquer ser, no que desejar, por algumas horas. Tem grandes habilidades corporais e ao mesmo tempo é muito atrapalhado.

 

quem faz a magia acontecer

Vivi Costa

Escritora

É a escritora dos livros e adora inventar histórias fantásticas. A Vivi também é professora por formação e assistente social, mas isto é outra história. No momento ela escreve livros infantis para divertir e contribuir para a formação de novos leitores, por meio do estímulo à imaginação e à observação. O conhecimento do universo educacional, adquirido durante os anos em que lecionava, deram a ela, o conhecimento e habilidade necessária para a criação das histórias do livro PRIMUM.

Charles Segat

Ilustrador

Transmitir sentimentos através das ilustrações, com sensibilidade e carinho pelo que faz, esse é o lema do ilustrador, chargista e designer Charles. Ele é o responsável por dar luz, sombra, cores e arte às histórias escritas pela Vivi. Apaixonado por arte e boas histórias, Charles “entrou de cabeça”, no Projeto Livro que Te quero Ao Vivo, pois tem a certeza que trabalhar para crianças é a chance de continuar a caminhada no mundo do encantamento, pois afinal, encantar é o objetivo do seu trabalho.

Nando Lemes

Diretor

É o pai dos personagens Carmina, Magnus e Legere. Responsável pela Foco 3 Produções, Nando é o diretor do espetáculo teatral A Magia do Livro, que deu origem a toda essa história. Como ator, no espetáculo dá vida ao Legere. Além do teatro, ele é habilidoso também atrás das câmeras, como diretor de cinema, editor e músico.

Lu Folchini

Produtora Cultural

É ela quem faz tudo acontecer. Produtora cultural, a Lu é a responsável por organizar as ideias, colocá-las no papel e fazer com que se tornem realidade. Psicóloga de formação, ela também é pesquisadora de temas que envolvam inovação social, sustentabilidade social e bem-estar. A Lu usa de todo conhecimento para criar projetos socioeducativos-culturais que democratizem o acesso a bens culturais de qualidade.

 
 
fundo_japão_site2.jpg

sobre o espetáculo teatral

O espetáculo teatral “A Magia do Livro” conta a história dos personagens Carmina e Magnus, os dois feiticeiros que tinham a responsabilidade de guardarem cuidadosamente o PRIMUM o primeiro livro do mundo. Mas, como conta a história, eles o destroem em uma batalha que arremessa fragmentos por diversos cantos do mundo. Para resgatar os pedaços e unir o livro novamente, precisam mostrar conhecimento sobre a cultura dos locais por onde passam no território brasileiro.

Para a produção deste espetáculo, foi desenvolvido um estudo específico sobre mitologia, literatura, folclore, poesia, música e dança. O espetáculo tem como objetivo apresentar culturas distintas, divertir e, principalmente, valorizar o livro, incentivando a leitura.

Eduarda Reinheimer

Carmina

Ingressei no teatro em 2017 e aí descobri uma paixão: a arte de atuar! Desde então, faço aulas de teatro e já apresentei algumas peças. Em 2019, iniciei um curso profissionalizante de teatro, que tem duração de dois anos. Este ano, além de concluir o curso profissionalizante de teatro, darei início a cursos na área do cinema. No projeto Livro que te quero ao vivo, tenho a missão de dar vida à personagem Carmina!

Mateus De Macedo

Magnus

Sou ator e Mágico Profissional e atuo com shows e espetáculos há mais de 10 anos. Tenho formações nas áreas de Teatro, Tv e Cinema, Teatro Musical, Clown. Tenho um livro que ensina crianças de todas as idades a fazerem seus primeiros truques de mágica. Como mágico e ilusionista, me identifico muito com o feiticeiro Magnus, personagem que interpreto do projeto Livro que te quero ao vivo.

Rodrigo Base

Legere

Sou apaixonado por arte, desde criança participava de tudo que envolvesse música e teatro. Minha primeira experiência artística de maior relevância foi em 2010, quando fiz o GentEncena e desde então, atuei em diversas peças teatrais e em alguns filmes de curta-metragem. Sou formado em Cinema e Audiovisual e integro a equipe da Foco 3 Produções há 4 anos. No projeto Livro que te quero ao Vivo cuido da produção teatral do espetáculo A Magia do Livro e interpreto o Legere nos palcos.

para enriquecer a experiência

atividades pedagógicas

Para que a experiência literária seja ainda mais legal, desenvolvemos uma série de atividades pedagógicas divertidas e desenhos dos personagens para colorir. 
Conforme você desvenda as charadas e mistérios propostos nestas atividades, você descobre um novo local por onde os feiticeiros passaram em busca dos fragmentos do Grande Livro Mágico.  Acesse as atividades e baixe todas elas gratuitamente!

nosso podcast

Para enriquecer ainda mais sua viagem pelo reino de Castrum. Agora você também pode acessar ao nosso PodCast, o PodCastrum! 
 
Aqui no PodCastrum vamos deixar você atualizado sobre algumas das coisas que acontecem no reino. Histórias que ninguém nunca ousou contar sobre as peripécias que esta turminha que habita o castelo andou aprontando.
 

apoio:

Logos apoiadores.png

patrocínio:

Logos patrocínios.png

realização:

Logos Realização.png