top of page
  • Foto do escritorLu Folchini

O projeto Livro que te quero ao vivo iniciou a circulação de ações literárias no RS

Garibaldi e Farroupilha foram os primeiros municípios da Serra Gaúcha a receberem as ações do projeto Livro que te quero ao vivo.


Entre os dias 27 de abril e 05 de maio Garibaldi e Farroupilha foram contempladas com ações literárias e apresentações teatrais distribuídas pelo projeto cultural Livro que te quero ao vivo, que tem como objetivo incentivar a leitura e a diversidade cultural na escola e em casa. Para atingir este objetivo ao longo de 2023, o projeto está contemplando diversos municípios gaúchos com a distribuição de livros e ações literárias.

Entrega dos livros em Farroupilha. Foto: Janice Cabrera

No início do ano o projeto entregou às secretarias de educação de Garibaldi e Farroupilha kits com a Coleção literária “Primum- o primeiro livro do mundo”, acompanhados de encartes pedagógicos que foram distribuídos para todas as escolas municiais e estaduais. Depois disso, foi oferecida aos professores uma oficina de mediação da leitura, para refletirem sobre seu importante papel enquanto incentivadores e mediadores, motivando-os a realizarem projetos literários nas escolas.


Por fim, cada município recebeu ações literárias em, pelo menos, quatro escolas. Nestas ações foi exibido com exclusividade o filme “Primum – o Grande livro mágico”. Filme de ficção fantástica da produtora gaúcha Foco 3 Produções, inspirado na série literária distribuída pelo projeto e trabalhada pelos alunos e professores. Também houve espaço para bate-papo dos estudantes com a escritora da série literária, Vivi Costa, e com os atores que interpretam os personagens principais: Carmina, Magnus e Legere.

Foto: Marina Rech

Em Garibaldi, cerca de 300 alunos e professores se envolveram diretamente na realização de projetos literários e receberam a equipe com exposições criativas pelos corredores e salas de aula da escola. No sábado, dia 29 de abril, o projeto se despediu do município com apresentações do espetáculo teatral “A Magia do Livro”, junto ao Espaço Cultural da FISUL.



Em Farroupilha, o projeto fez parte da programação do dia da Leitura e todas as escolas municipais realizaram atividades literárias inspiradas na série PRIMUM.

Foto: Marina Rech

Alunos e professores se engajaram em projetos de diversas naturezas, incluindo mostras virtuais e exposições artísticas muito criativas. As atividades impactaram direta e indiretamente os mais de 7 mil alunos da rede municipal de Farroupilha. Por lá também aconteceram exibições exclusivas do filme e bate-papo com a equipe do projeto. E os alunos lotaram o Centro de Eventos Mario Bianchi para assistir ao espetáculo teatral “A Magia do Livro”.

O projeto segue ao longo dos próximos meses impactando positivamente a comunidade escolar dos demais municípios contemplados. A agenda completa das atividades do projeto pode ser conferida pelo site: www.livroaovivo.com.br/agenda


Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apoio: Fundação Marcopolo e Foco 3 Produções

Patrocínio: Marcopolo, Espumatec, Hyva, Perfil Comp, Imobras, Nutrire, Valeo, Pisani, Docile e Unyterra

Realização: LFC Cultural e Ministério da Cultura do Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução

Pronac: 203456


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page