top of page
  • Foto do escritorLu Folchini

Agosto encerra com grandes realizações

Mês é marcado por homenagem e muitas atividades no Projeto Livro que te quero ao vivo.

Por Maya Falks


Apesar de a agenda do Projeto ser muito organizada para que cada atividade possa ser planejada com todo carinho e dedicação, às vezes boas surpresas acontecem e mudam alguns rumos do inicialmente programado. Foi exatamente o que aconteceu em agosto: Vivi Costa, autora da série Primum, foi eleita Patrona da Feira do Livro de Nova Petrópolis!

Foto: Marina Rech Fotografia

Um patronato vai além de um título para se guardar com alegria: é o reconhecimento de uma trajetória, de um trabalho voltado para a literatura e para a cultura como um todo. A eleição da Vivi como patrona da feira do livro é a comprovação de que os livros estão chegando aos lugares onde eles pertencem: no coração de seus leitores.


Mais do que o título, o orgulho de representar um evento de valorização do livro e da leitura certamente não cabe nas linhas desse texto. É uma emoção que transcende e que dá ainda mais vontade de trilhar esse caminho entre páginas. Que o reinado da Vivi seja tão mágico quanto Castrum e seus feiticeiros. A Feira do Livro de Nova Petrópolis acontece entre os dias 29 de novembro a 2 de dezembro, e será inesquecível!

Mas não foi só nossa autora favorita que viveu um mês intenso! O projeto todo teve um agosto de tirar o fôlego, começando pela mesma Nova Petrópolis que entrou pra história da trajetória de Primum; por lá foram realizadas ações literárias e a apresentação do espetáculo teatral "A magia do livro", envolvendo a cidade inteira na atmosfera mágica de Castrum.

Foto: Maria Rech Fotografia

Por falar em teatro, Lajeado também recebeu Magnus e Carmina nos palcos e ações literárias, fazendo a alegria da criançada das escolas selecionadas, marcando encontros inesquecíveis na cidade.

Já a programação da serra foi engrandecida por oficinas em Gramado, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Flores da Cunha. As atividades de agosto ainda contemplaram a distribuição de livros pelo litoral gaúcho, ampliando cada vez mais o alcance do PRIMUM.

As ações seguem a todo vapor em setembro, mas isso é assunto para outro texto!


A edição 2023 do projeto Livro que te quero ao vivo é financiada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Fundação Marcopolo e Foco 3 Produções

Patrocínio: Marcopolo, Espumatec, Hyva do Brasil, PerfilComp, Docile, Pisani, Nutrire, Imobras, Unyterra e Valeo. Realização: LFC Cultural e Ministério da Cultura do Governo Federal - Brasil: União e Reconstrução.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page