top of page
  • Foto do escritorLu Folchini

Último final de semana de Junho ficará na história do projeto Livro que te quero ao vivo

Com diversas atrações no Teatro Municipal e no Centro de Cultura Ordovás, ocasião marcará a estreia do filme "PRIMUM - O Grande Livro Mágico".

Por: Maya Falks

O projeto Livro que te Quero ao Vivo, iniciado em 2019 com a distribuição da série de livros “Primum – o primeiro livro do mundo”, de Vivi Costa, apresentações teatrais, visitas a escolas e oficinas de mediação de leitura para professore, chega em um grande momento de consagração: a estreia do filme “Primum – o grande livro mágico”.

O filme de produção gaúcha, dirigido por Nando Lemes e que conta com elenco da serra e região metropolitana, começou a ser rodado no final de 2022 variando locações entre Monte Belo do Sul, Garibaldi, São Francisco de Paula, Gramado e Montenegro. Agora, prestes a ser lançado, já é motivo de orgulho para a Foco 3 Produções e toda a equipe envolvida.

O motivo de tanta alegria é simples: em menos de 24h, as duas sessões previstas para a estreia do média-metragem já estavam esgotadas, forçando a abertura de uma sessão extra. Mas o sucesso não é de todo surpreendente. Desde o início do projeto, centenas de crianças tiveram a oportunidade de interagir com o universo mágico de Castrum, seja pelos livros ou pela peça de teatro, que também integra a programação do último final de semana de junho.


Programação especial

Os dias 24 e 25 de junho ficarão marcados não apenas para o projeto, mas para o público que o prestigiar. No dia 24, 16h, o espetáculo “A Magia do Livro” estará em cartaz no Teatro Municipal Pedro Parenti, trazendo a história dos dois jovens feiticeiros de Castrum, Carmina e Magnus, que, em uma disputa de feitiços pela posse do livro, acabam o despedaçando e sendo obrigados a viajar pelo mundo em busca de seus pedaços.

A peça inspirou a criação da série de livros que vem fazendo grande sucesso entre as crianças e um ótimo trabalho no incentivo à leitura. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Teatro, no 2º andar da Casa da Cultura ou reservados pelo Sympla.

Já no domingo, dia 25, as atrações continuam no Centro de Cultura Ordovás a partir das 13h. Além das três exibições de estreia do filme já previstas, o dia ainda será marcado por oito oficinas gratuitas, levando a criançada a uma simbólica viagem pelo mundo junto com os personagens da história. Já na chegada, as crianças receberão passaportes para carimbar em cada oficina.

Oficinas:

- Ilustração

- Mágica

- Acessórios Mágicos

- Origami

- Varinha Mágica

- Contação de Histórias

- Autógrafos - Fotos





Para assistir ao filme, é preciso garantir o ingresso gratuitamente no site Sympla, restando poucas vagas na sessão extra aberta depois do esgotamento dos ingressos nas sessões inicialmente previstas na programação. Ainda não há previsão de novas exibições, mas o projeto segue ainda mais forte com tantos resultados positivos em sua trajetória.


O filme

Com produção integralmente gaúcha, o filme média-metragem “Primum – o grande livro mágico” como protagonista a jovem feiticeira Carmina, que vai ao torneio de feitiços de Castrum com o objetivo de encontrar respostas para o desaparecimento de seu pai.

Ainda no caminho do reino, Carmina começa a viver suas primeiras aventuras, recebendo um presente do avô, já falecido e conhecendo o seu grande companheiro de jornada, Magnus. Enfrentando os inimigos e superando seus próprios medos, Carmina se torna um exemplo de superação e sua relação com Magnus nos fala da importância da amizade, da lealdade e da união.


A ação cultural é realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultural Federal e conta com o patrocínio de empresas, por meio de incentivo fiscal. A produtora Foco 3 Produções, que desenvolve o filme, também abre mão de cachês e adiciona recursos, sendo apoiadora cultural. Ainda, a prefeitura de Monte Belo do Sul apoiou a iniciativa com recursos durante as gravações no município. A Vinícola Peterlongo, de Garibaldi, a Fantastic House, Olivas de Gramado, Sítio dos Cogumelos e o Hotel Alameda, de Gramado e a Hospedaria Villa Boff-Rigon, de São Francisco de Paula apoiaram com as locações do filme.

Todos os produtos relacionados ao projeto são acessíveis: os livros têm versão com audiodescrição, o teatro terá intérprete de LIBRAS e o filme terá versão com audiodescrição e legendas adaptadas.


Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apoio: Fundação Marcopolo e Foco 3 Produções

Patrocínio: Marcopolo, Espumatec, PerfilComp, Imobras, Hyva, Nutrire, Valeo, Pisani, Docile e Unyterra

Realização: LFC Cultural e Ministério da Cultura do Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução

Pronac: 203456


Créditos das fotos: Marina Rech e Foco 3 Produções

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page